A indústria automotiva passa por intensas transformações a cada ano, e as montadoras, fabricantes de autopeças, locadoras e varejistas trabalham arduamente para superar desafios como altos impostos, aumento no custo de componentes, escassez de produtos e competitividade.
São muitos os desafios a serem enfrentados…, mas quais são esses? Conheça aqui alguns dos obstáculos que a indústria automotiva brasileira supera diariamente.
Em primeiro lugar é preciso compreender que existe, no mercado, um cenário de grande mudança no comportamento do consumidor em relação à compra de veículos, seja pela busca de algo personalizado, por conta do hábito de trocar de carro com frequência ou ainda a tendência de alugar. Para atender a estas demandas, as montadoras estão diversificando suas linhas de produtos enquanto optam por volumes menores de cada item, apelando para a exclusividade. Para conseguir atender tais expectativas, percebe-se um aumento no número de ferramentas e inovações, consequentemente afetando o valor final do veículo, que fica cada vez mais caro.
No entanto, a demanda por personalização também impulsiona o setor de acessórios. Quando o consumidor não consegue algo do vendedor, busca outras fontes de personalização.
Em contrapartida às exigências do consumidor para a compra dos veículos, temos o crescimento do uso de veículos por aplicativos de mobilidade, como Uber, 99, Cabify e outros, onde são utilizados muitas vezes veículos mais básicos e favorecem o consumidor final no sentido de praticidade, diminuição de despesas fixas, variabilidade e outros.
Modernização do processo produtivo na indústria automotiva
A necessidade de investir em novas tecnologias e inovações também está sendo enfatizada na indústria automotiva. Os progressos tecnológicos vêm acompanhados de mudanças no comportamento do consumidor em relação aos produtos e serviços aplicados.
Um exemplo são os conceitos de transporte em constante mudança – atualmente afetados pelo compartilhamento de carros. A indústria automotiva precisa saber lidar com essa nova realidade atendendo às necessidades do público. Os consumidores de hoje não estão mais focados na mobilidade, mas também interessados em questões sociais e ambientais, assim como na experiência que a marca proporciona. Dessa forma, a tendência é que os veículos se tornem cada vez menos poluentes e cada vez mais econômicos, compactos, conectados e autônomos.
Outro desafio do setor automotivo é a entrada no mercado de veículos com baixo consumo de combustível e baixas emissões de CO2, como por exemplo os carros elétricos e híbridos.
Isso requer investimento em pesquisa e desenvolvimento, pois esses veículos precisam de blocos de motor mais leves, carrocerias melhoradas, além de operações de fundição cada vez mais eficientes.
A automatização industrial deve se tornar rotina dentro das fábricas. O processo de automatização deve ser um meio para alcançar o desenvolvimento industrial sustentável. Assim, a engenharia de automação ganha a cada dia importância para equilibrar o tripé (social, econômico e ambiental), investindo em tecnologias e recursos que automatizam os processos industriais.
Investir em fornecedores nacionais
A indústria automotiva também precisa de mais fornecedores nacionais que desenvolvam tecnologia avançada, o que não ocorre em todas as áreas ou em todas as partes. As montadoras ainda não conseguem trabalhar de forma mais colaborativa nessa área.
A maioria das empresas ainda espera inovar usando seus próprios recursos e equipe, mas a consequência disso são os gargalos na inovação devido a recursos financeiros limitados. Você deve continuar entendendo a importância de trabalhar com parcerias, criando um sistema de inovação para ajudar a acelerar e desenvolver novas soluções.
No contexto da transformação digital, a indústria automotiva precisa de habilidades especiais: ao invés de substituir funcionários, as empresas precisam entender a necessidade de modernizar suas equipes para capacitar pessoas nas tratativas com novas tecnologias.
Trabalhando com novos perfis de consumidores
A maioria dos usuários brasileiros já utiliza a internet para pesquisar marcas e modelos de carros em seus smartphones. A tendência é que esse número aumente e todo o processo de compra seja feito digitalmente. Se isso se encaixa a você, leia também nosso artigo sobre como comprar carro pela internet com segurança.
Além de diminuir gastos para a indústria automotiva, essa transição garante mais agilidade nos procedimentos e nas relações pessoais e, para isso, as empresas precisam investir em tecnologia que as conecta com o público consumidor.
Com contínuos avanços tecnológicos, novos hábitos de consumo e incertezas econômicas, entre outros, a indústria automotiva brasileira deve se reinventar cada vez mais para competir em um mercado.
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